sábado, 8 de março de 2008

Estarão os adoçantes ameaçados pela sacarina?

Falemos de vida moderna, cheia de prazeres e comodidades. Tudo prático, fácil... mas cuidado, pois facilidades de mais podem levar a um problema que tem acometido uma grande parcela da população mundial: a obesidade. Pelos dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), são 31% de pessoas com sobrepeso só nos Estados Unidos.

Esses números são mais expressivos se considerarmos que grande parte dessa população é constituída de crianças e adolescentes, que desde muito cedo podem fazer parte das estatísticas que envolvem doenças relacionadas com a obesidade, entre elas problemas cardiovasculares, diabetes e até cânceres, sem contar nos problemas sociais e psicológicos que acompanham essa síndrome.

Importante frisar: síndrome sim, pois obesidade não vem sozinha, mas sempre traz com ela outras doenças, tão ou mais graves que ela em si.

Nas últimas semanas tem estado em pauta na mídia uma discussão acerca de estudos realizados na Universidade de Pardue, nos EUA, sobre o uso da sacarina, um ingrediente de muitas marcas de adoçantes, levar ao aumento do peso corporal: ela poderia ser a responsãvel pelo aumento da obesidade na população. Os dados divulgados no estudo, publicados na Behavioral Neuroscience, mostram que com o uso contínuo dessa substância, o organismo tem uma tendência a acular a energia que consumimos nas próximas refeições. Mas, por que isso acontece?

A sacarina é um composto sintético, derivada da petróleo (o mesmo petróleo que serve para produção de gasolina, asfalto, isopor), que estimula ainda na boca alguns receptores das papilas gustativas. Receptores são conjuntos de células como as que formam todo o nosso corpo, mas que são especializadas em levar informações para serem interpretadas pelo sistema nervoso e gerar uma resposta, que leva a uma modificação na fisiologia do organismo (alterações na forma como vai ser recebida uma certa substância, por exemplo, pelo organismo). Quando estes receptores são estimulados por açúcar, por exemplo, a resposta que é devolvida é uma preparação do sistema digestivo para a absrção e utilização desse açúcar, uma substância com grande quantidade de calorias, importante para que o organismo possa se manter.

Quando utilizamos a sacarina, que também tem sabor doce, mas diferente do ãçúcar, não contém calorias, ela estimula os mesmos receptores, mas como ela não é absorvida, embora o corpo tenha se preparado para a absorção de açúcares, o organismo vai mobilizar uma série de reações para poupar energia nas próximas refeições, uma vez que isso sinaliza que vai haver escassez de nutrientes. Essa energia armazenada é transformada em gordura, que é mais leve que a glicose e pode ser estocada em grande quantidade ocupando um menor volume. Por isso a sacarina pode levar ao sobrepeso.

Agora não podemos generalizar...

1. Nem todo adoçante é feito de sacarina. Em primeiro lugar não são todos os adoçantes que tem como ingrediente de sabor doce a sacarina. Existem uma infinidade de adoçantes e muitos podem ser facilmente encontrados nas prateleiras dos supermercados. Ao comprar adoçantes, procure na lista de ingredientes por produtos feitos com aspartame, flavonóides, ciclamato, entre tantos outros.

2. O estudo realizado não fala dos demais adoçantes. Ainda nenhum estudo foi realizado para elucidadr se os outros adoçantes no mercado levam o organismo a poupar energia como a sacarina. Há especulações sobre o aspartame ter essas características, mas não sou especialista nessa área e não posso dar certeza de que ele também seja responsável por sobrepeso a menos que leia estudos que digam que isso ocorre e mostrem resultados convincentes.

3. A sacarina é barata. Os outros adoçantes que não tem a sacarina como princípio ativo são mais caros e isso conta muito na hora da escolha do adoçante que será comprado. Pessoas com menor poder aquisitivo não vão usar flavonóides, que custam até 7-8 vezes mais que a sacarina.

4. A opção é diminuir os açúcares e não usar sacarina. Mantenha uma dieta equilibrada. Use e abuse nos sucos de frutas sem açúcares (naturais) e use menos açúcares na preparação de bolos e doces. Isso garante o prazer de comer e evita que esse composto sintético precise estar presente nas refeições diárias. Exercícios também contribuem para o bem-estar.

5. Se não houver jeito, substitua. No caso dos diabéticos, o melhor mesmo ainda é a substituição. Use adoçantes com outros princípios ativos e tenha prazer na hora de se alimentar, sem aumentar o risco das complicações diabéticas.

Dúvidas e esclarecimentos podem ser tiradas com profissionais de saúde e mesmo aqui nesse blog. Deixe seu recado, sua pergunta, sua dúvida, e tentarei responder o mais possível a respeito. Aproveitem esse espaço para levar informação útil e atualizada para seus amigos, colegas de trabalho, família, grupos

2 comentários:

Rosie disse...

Marcelo

esse artigo e bastante interessante. Vc sabe a traducao de sacarina em ingles?

José Marcelo Fagian disse...

Sacarina em inglês é sacarine, com "e" no final, o que gera algumas traduções duvidosas. Eu tenho o artigo original e posso enviar se você tiver interesse em lê-lo na íntegra.