quarta-feira, 23 de abril de 2008

Depois da tempestade, a bonança!


Nessa manhã de 23-04-2008, gotas marejavam as folhas das plantas (foto), o chão, o teto e vidro dos carros, o telhado das casas. orvalho, o nome desse fenômeno, e é lindo de se ver.
Em Maringá, na última segunda-feira, uma chuva de granizo na cidade levou a população ao delírio e ao desgosto. Embora o espetáculo seja belo, os resultados de sua passagem podem ser terríveis. E foram, de fato. Ruas e casas ainda mostram os estragos causados pela tempestade.
O orvalho ocorre quando a umidade (que tem de estar bastante alta, com o ar saturado de água) se condensa (assim como nas nuvens) quando em contato com superfícies frias. Isso forma gotas, que podem ser pequenas ou grandes, dependendo da quantidade de água que estava no ar.
Esse orvalho, diferentemente do granizo, só é prejudicial quando a superfície, de tão fria, congela as gotas, dando origem ao fenômeno da geada, que é um capítulo a parte.
Espetáculo bonito, o nascer do sol dá tons ainda mais vigorosos, iluminando as gotas que se desprendem e molham o chão. Vislumbre você também.

Nenhum comentário: