domingo, 3 de agosto de 2008

Água em Marte

Nenhuma substância é tão impressionante quanto a água. A começar pelo fato de sua existência na forma líquida à temperatura ambiente, dada a projeção de sua molécula, que com os ângulos formados entre os átomos, determinam uma configuração particular que não permitiria sua existência líquida em temperaturas como as observadas ao longo do ano, principalmente nas regiões equatoriais.
Mas ela existe em forma líquida e está aí. Sai peka sua torneira todos os dias, cozinha seus alimentos, rega suas flores e permite que a vida aconteça. E essa contestação de água como precursora da vida é o que sempre fez com que se discursasse a respeito de falta de vida em outros planetas de nosso sistema solar, ou de sistemas próximos aos nossos, pois neles não existe água.
Contudo a busca ppor novos planetas onde seja possível a existência de vida é uma constante na luta diária de muitos cientistas, que tentam explorar os planetas vizinhos, dentro de nosso próprio sistema para entender como pode se dar a conquista de novos espaços no universo.

Essa semana foi anunciado finalmente a existência (e aqui vou falar de encontro - dos verbos encontrar, localizar, identificar) de água em Marte, um dos gêmeos, o "guerreiro". Encontrada na forma sólida, adsorvida nas rochas (adsorção = fortemente presa à, agarrada). A Folha de São Paulo publica várias notas ao longo da semana, muitas podem ser lidas na versão digital do periódico (31-07-2008 a 03-08-2008).

Como crítico ferrenho devo dizer que a descoberta é importante. Mostra que os elementos se repetem ao longo do universo próximo, e isso já nos dá uma idéia de que as condições de formação dos planetas é a mesma, e que dessa forma as mesmas condições podem levar a existência de vida em um outro local qualquer do universo. Ele é grande, e talvez nós jamais saibamos se isso se dá de fato. Ponto para os cientistas com a descoberta.
Um segundo ponto positivo é o fato de que a tecnologia tem avançado rápido. Embora eu prefira que ela seja utilizada em aspectos mais voltados para a eliminação do sofrimento humano (com sondas para microcirurgias, órgãos artificiais, inovações para tratamentos), acredito que o desenvolvimento de técnicas que se descobrirão futuramente desnecessárias levará a uma rápida expansão da qualidade de vida (eu ainda espero!).

Agora ponto negativo aos cientistas que não pensavam existir água em lugar nenhum mais que apenas no planeta Terra. A união de átomos não deve ser um processo tão aleatório assim. As forças que fazem com que uma molécula seja formada deriva já da disponibilidade de dois átomos pareáveis, que possam se juntar e não causar a destruição um do outro, para isso deixando de existir a ambos e dando origem a um novo elemento, nesse caso formado pela junção dos elementos iniciais. É o caso da água, onde hidrogênio e oxigênio deixam de existir, necessariamente na forma de dois elementos e se tornam um único, a água. É de se pensar que essa união de elementos ocorra por todo o universo, então não seríamos os únicos privilegiados em ter água nos sistemas.

2 x 1 para a pesquisa. Placar por ora...

Nenhum comentário: