terça-feira, 26 de agosto de 2008

A mais nova da onda dos corpos perfeitos

Eu tenho me cansado de dizer que a busca por espetacularização do corpo não tem levado as pessoas a atitudes muito "racionais"... A última até virou artigo científico.

A revista Lancet publica nessa semana um artigo sobre como o uso de esteróides pode gerar cicatrizes para uma vida toda. O assunto é tratado pela forma como o uso desses componentes, comum em nosso sistema natural, pode ser prejudicial quando o uso excede os limites dotolerável pelo organismo. E agradeçam ao Stallone por isso: o mocinho andou divulgando que o uso dos componentes lipídicos modelava os músculos....

Os esteróides são cadeias de lipídios, derivados do colesterol e que acompanham o organismo do nascimento à morte, num processo de hipérbole graduada. Durante a infância seus níveis são baixos, dada a pouca necessidade de hormônios nesse período, aumenta muito durante a adolescência e primeiras fases da vida adulta, e diminui quando o organismo vai se tornando senil.

Os esteróides são conhecidos como hormônios masculinos e femininos, mas esses são nada mais que uma pequena parte da via, representada no quadro abaixo. Nela podem ser vistos a quantidade de intermediários derivados do precursor colesterol.

Os usos em pequenas quantidades saõ conhecidos para reposição hormonal em homens e mulheres, controle de queda de cabelo, regulação de ciclos menstruais, entre outros. Mas o uso indiscriminado causa graves conseqüências, como fica claro no artigo da revista Lancet.

Mais um ponto negativo para as figuras da estética. Será que nenhuma delas leu Pierce sequer uma vez na vida?

Nenhum comentário: