terça-feira, 6 de maio de 2008

Vírus HPV

Descoberto desde épocas remotas, na Antiguidade, já acometendo nesse período os povos do crescente fértil na Ásia, o Papilomavírus humano ataca uma região muito sensível do aparelho reprodutor, chamado colo do útero, nas mulheres. Isso não significa que ele não infecte homens, mas a resposta imunológica é diferente em homens e mulheres.
Em homens e mulheres o HPV é o responsável por causar uma doença conhecida como “crista de galo”, dada a quantidade de verrugas provocadas pela multiplicação das células infectadas, que aumentam rapidamente. O contágio, segundo o estabelecido pelas pesquisas, se dá por contato direto com pessoas infectadas com o HPV. Mas nem sempre aparecem sinais de infecção: em 90% dos casos, o organismo elimina o vírus sem que a pessoa tenha sequer notado estar infectada, mas já pode transmitir o vírus.
Nas mulheres, leve coceira, corrimento ou dor na relação sexual podem ser sinais de infecção. Mas a doença de fato só acomete umas poucas mulheres, e nas demais o próprio organismo se encarrega de liquidar o vírus.
Dos casos confirmados da doença, menos de 1% podem ter uma complicação da enfermidade, que gera o câncer de colo do útero. Com porcentagem tão baixa, o simples uso de preservativo seria suficiente para eliminar esses casos, além de prevenir contra uma série de outras doenças transmitidas pelo ato sexual direto. Não bastasse isso, é importante que você que faz sexo oral ou anal tenha cuidado, pois como essa família de vírus ataca principalmente mucosas, você pode ter algumas das complicações na boca ou no canal anal.
Da família viral dos papiloma, cerca de 100 vírus são identificados como infecciosos para o ser humano. Muitos deles são eliminados, e condições de estresse ou gravidez, que deixam o organismo sensível, são suficientes para uma infecção maior, ou para o desenvolvimento de câncer de colo do útero. Previna-se.


Nota: Aqui o termo câncer de colo DO útero está sendo assim empregado por existirem outros cólons orgânicos, ou seja, o colo do útero é apenas um desses colos. Em reportagens lidas para a postagem dessa matéria, verifiquei que muitos autores escrevem câncer de colo DE útero, que pode gerar confusão no entendimento do termo. Para evitar a confusão, opto pelo uso do termo com artigo anterior à palavra. Não vejo erro na grafia sem artigo, mas vejo a possibilidade de discrepâncias.

Nenhum comentário: