sexta-feira, 25 de julho de 2008

Feliz aniversário bebês de proveta!

Hoje (25-07-2008) completamos 30 anos de pesquisas com o uso de inseminação artificial nos casos de dificuldades em engravidar. A primeira bebê de proveta, com informação tirada de reportagem de hoje na Folha online nasceu em 25 de julho de 1978, e é por esse motivo que estamos aqui no blog comemorando a data.

As técnicas vem sendo desenvolvidas para inseminação a todo momento. A polêmica foi tão grade quanto o uso de embriões em pesquisas com células-tronco. Somam 4 milhões de habitantes ao redor do mundo o número de nascidos pela inseminação de embriões, ou como ficaram chamados os bebês de proveta. Uma vitória para tantos casais que pensam não vir a ter filhos pela dificuldade de engravidar (no caso da mãe).

Os tratamentos são geralmente demorados e podem não vir. Tudo depende da aceitação do organismo materno ao embrião, da fisiologia da mãe, da não debilidade do útero, entre tantos fatores que impedem a futura gravidez. Muitos embriões implantados não significam que um filho nasça. Ou pode significar o nascimento de mais de um ao mesmo tempo. Nada pode sugestionar os resultados. É um jogo de loteria, por tentativas e erros.

Mas com o incremento das novas tecnologias e de recursos da Biotecnologia e da Biologia Molecular, certamente os proximos anos reservam ainda mais vitórias a muitos casais que esperam sua vez de comprar o enxoval dos bebês.

Mas fica sempre a esperança. De qualquer forma, parabéns aos pais que tiveram sua oportunidade graças ao uso dessa tecnologia.

Nenhum comentário: