terça-feira, 29 de julho de 2008

Mais uma para criticar....

A Folha online publicou ontem (28-07-2008) uma pequena nota sobre a mais nova dieta anunciada por uma nutricionista do Colégio Americano de Nutrição, e publicado em versão livresca sob o título de The Inflammation Free Diet Plan.
No livro, a autora sugere que os alimentos possam ser divididos em dois grandes grupos:

a) alimentos com fator inflamatório (FI) negativo, que quando consumidos não permitiriam às células a eliminação de toxinas (vale lembrar que essas toxinas surgem através do catabolismo normal da célula, de sua atividade metabólica intensa na degradação de nutrientes);

b) alimentos com FI positivo, que ajudariam a combater esse efeito de produção de toxinas.

O resultado foi uma crítica apresentada no fim da matéria por Edson Credidio, dito nutrólogo, sem maiores detalhes sobre sua atividade dentro da profissão. No destaque, ele diz que "É mais uma das famigeradas dietas da moda e, se Deus quiser, vai durar pouco tempo e cair no descrédito"... Concordo em partes.

Os nutrientes consumidos diariamente podem sim fazer parte de grandes subgrupos de alimentos responsáveis pelas mais diversas ações orgânicas de facilitação ou de degeneração de funções importantes. O grande problema dessa classificação está no fato de muitos alimentos ainda restarem no rol de produtos que não se tem certeza sobre sua ação benéfica ou deletéria: é o caso de cafés, vinhos e muitos doces e gorduras.

A matéria é muito simplista e finalista, não tendo aqui como deixar caro se a classificação da nutricionista americana é pertinente ou não. O fato é que podem ser feitas infinitas classificações para os alimentos, disso dependendo apenas uma pesquisa voltada para a seleção de grupos funcionais, influência sobre componentes metabólicos ou sobre a fisiologia do organismo.

Ponto negativo para a Folha online.

Nenhum comentário: