terça-feira, 22 de abril de 2008

Chuva de granizo

Na última segunda feira, feriado de Tiradentes (21-04-2008), aqui na cidade de Maringá, um fenômeno climatológico deixou a população em situação bastante difícil: chuva de granizo. Muitas casas foram destelhadas e a defesa civil montou potos para entrega de lona para cobrir as casas, com ajuda vinda inclusive da região metropolitana de Londrina.
O granizo ocorre quando uma frente fria chega muito rápido e as gotas em suspensão na atmosferam não apenas condesnsam, mas congelam. O tamanho das "pedras" depende da temperatura da frente fria. Quanto mais fria a frente, maiores as quantidades de gotas que se congelam, e maiores os aglomerados, que descem com grande força e "arrasam quarteirões".
Em Maringá, as ruas foram tomadas pelas folhas e galhos arrancados com a força das batidas do gelo nas árvores. As ruas ficaram perigosas para a passagem dos carros, o gelo se acumulou em várias partes e muitos estabelecimentos comerciais foram danificados. Os telejornais mostraram na íntegra o abalo provocado, já que por força disso, a Corrida Tiradentes, conhecida em todo o Brasil por conta da participação de muitos corredores importantes, como o premiado Vanderlei Cordeiro de Lima, 39 (que participou de edições anteriores da prova, mas não se inscreveu no ano de 2008), não ocorreu.
As fotos abaixo foram tiradas na Universidade Estadual de Maringá, com uma câmera de celular. Vejam que o espetáculo é até belo, antes de se tornar assombroso.

Nenhum comentário: