terça-feira, 22 de abril de 2008

Cuidado com as medidas

Anunciada essa semana a liberação de medicamento (Rimonabanto®) para redução de gorduras, principalmente as abdominais, e já começam as generalizações que deixam a cabeça das pessoas confusas. O anúncio foi dado no domingo, em rede nacional em TV aberta, durante programa de reportagens, mas algumas considerações merecem destaque.
Algumas regiões do corpo desempenham função importante para a manutenção de sistemas fisiológicos integrados. A função reprodutiva, por exemplo, e entendamos reprodutiva como o fato de a pessoa ter condições de produzir gametas ( espermatozóides ou óvulos ) viáveis, capazes de gerar um novo ser, ou seja, nada tem que ver com a virilidade (que é o fato de a pessoa se estimular para a atividade sexual - ereção peniana ou lubrificação vaginal).
O tecido adiposo é um dos tecidos responsáveis por essa capacidade reprodutiva (não-sexual). Certas porções são responsáveis por permitir a produção dos gametas. Acontece que em excesso, esse mesmo tecido deixa de ser importante e passa a ser prejudicial, indicando que algo não vai bem no organismo. Até aí a reportagem foi boa. Mas a partir daí começam os entraves: como cada pessoa tem um metabolismo diferente, responde a variações corporais de maneira diferente também. As medidas para homens e mulheres anunciadas eram de 80 cm para mulheres e 90 cm para homens. Contudo isso não se aplica. Essas medidas vão variar com o aspecto de acúmulo de gorduras daquele organismo em particular; assim, haverá pessoas com 70 cm de circunferência abdominal - esse é o nome dessa medida - que mesmo sendo homem, estará com excesso característico de gorduras, embora não esteja enquadrado nas medidas gerais citadas na reportagem. Disso vão depender seu peso e sua altura, seu porte ósseo, seu metabolismo energético, entre tantos fatores.
Vamos agora ao medicamento: apresentado como responsável por ação no cérebro, em região de controle da fome, e no tecido adiposo diretamente, o remédio promete o milagre desejado por muitos. Acontece que centro de controle da fome no cérebro é uma região muito rica em várias funções, aumentando ou diminuindo o apetite de acordo com respostas vindas do estômago, do tecido adiposo, do intestino, e do momento de atividade física moderado ou intenso. São várias regiões que respondem diferentemente de acordo com o estímulo recebido, e para cada região, um estímulo e uma resposta. Acontece que acostumar estas regiões aos estímulos que deveriam estar recebendo mas não estão sendo de fato proporcionados (saciedade sem ter alimento no estômago, por exemplo), pode levar a problemas futuros implicados no fato de estimular em demasia essas regiões. Portanto, cuidado! Melhor mesmo é uma dieta equilibrada e exercícios físicos moderados, que demoram a dar resultados, mas que surpreendem para uma vida toda.
E se gordura causa impotência? Aí entramos na questão sexual (ereção e lubrificação dos órgãos genitais). Os estudos mostram que sim. Os hormônios sexuais (estrógenos, progesterona e testosterona são derivados do colesterol, que fica muito alterado em pessoas com grande massa de gordura. isso pode levar a uma deficiência na produção desses hormônios, pois em nosso organismo, os excessos são tratados com resistência: esse conceito é um pouco difícil, mas vou defini-lo assim - quando qualquer substância, mesmo as produzidas pelo próprio organismo são excessivas, o organismo cria um bloqueio a essa substância para não se prejudicar (pense numa mangueira soltando água em sua boca e você não pode engolir a água toda que sai por ela; chega uma hora que ou você abre a boca e deixa a água sair, ou você vai estufar as bochechas até que elas se rasguem). Essas substâncias então deixam de ser ben~eficas e se tornam prejudiciais, e não mais cumprem com suas funções, pois o organismo se defende delas. Logo, a função sexual vai ficar prejudicada.
Não acredite em tudo que você ouve, lembre-se sempre. Questione-se e reaja com críticas. Duvide e explore o melhor da ciência. eu ajudo a levantar os questionamentos, você faz a sua parte.

Nenhum comentário: