sexta-feira, 11 de abril de 2008

Novidade no tratamento para diabéticos


Para você que é diabético tipo 2, a Universidade de Brasília estuda as propriedades de uma planta (do gênero Bauhinia), conhecida popularmente como pata-de-vaca, pelo formato de suas folhas (ver foto ao lado).
A pesquisa realizada na UnB mostra que certas substâncias que a planta é capaz de produzir se ligam no núcleo das células B pancreáticas e auxiliam na síntese e liberação da insulina, o hormônio responsável pela manutenção dos níveis de "açúcares" no sangue.
É importante frisar alguns pontos: essa pesquisa foi divulgada hoje em TV aberta, em jornal diário das 13h15min. Não significa, porém, que qualquer pessoa com diabetes deve deixar de tomar seus medicamentos, esses prescritos pelos médicos, por conta de alívios nos níveis de glicose sangüínea. Além de não deixar os remédios de lado, cautela é sempre importante: seu organismo não estava acostumado a essas substâncias em grandes quantidades, pedindo o bom-senso que sejam tomadas quantidades pequenas para adaptação do próprio sistema funcional do corpo à nova condição homeopática.
E diabéticos tipo 1 ATENÇÃO!!!! Para você que é diabético do tipo 1, insulino dependente, essa planta não vai servir de nada. Ela só é válida para aquelas pessoas que ainda conseguem sintetizar alguma insulina nas células pancreáticas, o que não ocorre com os diabéticos tipo 1, cujo sistema imunológico se encarrega de destruir esse tecido produtor do hormônio. Como a pata de vaca é uma uxiliar no tratamento, intensificando a produção de insulina e não fazendo o "milagre" da sua síntese por uma célula morta, não se engane. De nada adianta você se aventurar, pois será um fracaso (na certa)!
As pesquisas provavelmente devem mostrar a eficiência dessa planta no tratamento dessa síndrome. Vamos acompanhar.

Nenhum comentário: