quinta-feira, 13 de março de 2008

Descoberto o provável vilão do câncer de mama

A revista Nature publica na sua edição de hoje (13-03-2008) um artigo em que dois pesquisadores americanos, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, Terumi Kohwi-Shigematsu e Yoshinori Kohwi, descobriram que um gene responsável por regular a reestruturação da cromatina nas novas células em formação e pela expressão gênica, que coordena a atividade desses genes. Esses genes existem normalmente em todos os tipos de células, pois são os responsáveis pela duplicação segura de uma célula, evitando que ela se divida com erros. Esse gene em questão regula a atividade de outros (aproximadamente) mil genes!

Nas células cancerígenas, no caso do estudo células tumorais em linfonodos na mama, esses genes desencadeiam a rápida replicação das células, responsável pela metástase (o espalhamento das células para outras partes do organismo).

Quando este gene é inativado, cessa a atividade metástica das células tumorais, pois a expressção gênica fica comprometida e as células não se dividem. O processo fica interrompido e não há como o tumor se restabelecer.

A novidade do artigo está no fato de os pesquisadores terem descoberto que o processo de metástase, ou seja, o fato de o tumor se espalhar para outros tecidos, em diferentes partes do organismo, via corrente sangüínea, não se retringe ao final do processo de maturação do tumor, mas que existem células predispostas desde muito cedo na formação do tumor capazes de matástase. Impedido esse gene, o problema acaba, pelo menos em parte e teoricamente falando.

Abaixo disponibilizo o abstract do artigo. Para quem quiser o artigo, eu posso disponiblizar. Muito interessante. Aproveitem, oportunidade única de ler o artigo saído do forno.

Nenhum comentário: