domingo, 23 de março de 2008

Entenda a Páscoa

nem todas as religões celebram as comemorações do período pascoal. Pela igreja católica, período pascal. Isso diz respeito a essa comemoração ter relações intricadas nos dias atuais com a morte de jesus Cristo. No entanto, algumas considerações merecem atenção.

No ano 1 do calendário gregoriano, marcado pelo nascimento de Cristo, a Páscoa já era celebrada. Mesmo jesus comemorou a Páscoa antes de sua morte. isso está na bíblia, qualquer pessoa pode ler.

Páscoa tem um significado abrangente. Vem do hebraico e quer dizer passagem. Esse significado remonta a toda a história hebraica marcada pela libertação do povo judeu, desde os primórdios de sua organização. Exemplo disso está também na bíblia, na libertação por moisés do povo escravizado no Egito.

Mas os símbolos pascais tem uma outra relação, bem mais pagã. Os nomes ingleses, como Easter, que marcam o período na inglaterra, vem da deusa Ishtar, da fertilidade. Portanto, os ovos, como símbolo de fertilidade, embora tenham muitas origens, persistem como representantes das festas familiares nos dias atuais. O hábito de trocar os ovos surgiu na França.

por todo o mundo existem comemorações que refletem a Páscoa. para quem quiser se aprofundar, no wikipédia tem um conteúdo bem diversificado e links muito interessantes. Acessem e leiam

http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa

Nenhum comentário: