terça-feira, 18 de março de 2008

Imagem do Centro de Maringá: cidade planejada?

A foto abaixo, meio desconfigurada por ter sido tirada de uma aparelho celular, é uma imagem do centro da cidade de Maringá, o Novo Centro, como é chamado. Esse entulho todo é uma parte de um terreno utilizado como estacionamento para pessoas que se locomovem entre os centros comerciais da avenida Pe. João Paulino Vieira Filho.

O terreno está entre uma das faculdades da cidade e um dos centros comerciais. Atravessando a avenida, temos um início de obras para mais um edifício, à esquerda, em direção ao Corpo de Bombeiros. à direita, um centro comercial recém-inaugurado, onde funcionam imobiliárias e cursinhos, e ao lado, outro centro comercial, o único prédio da quadra até meados do ano passado. Mais alguns passos e alcança-se a avenida Duque de Caxias, que dá acesso a pontos comerciais importantes, que nessa altura está próximo ao terminal.

São latas, garrafas, restos de cigarro, papéis, entre tantos outros materiais que as pessoas jogam por ali. Atrás, no espaço limpo que não mostro na foto, param-se carros. E ao lado estuda-se. Visão universitária: o lixo não vai sair desse lado do terreno sozinho. As sacolas plásticas vão levar dois séculos até se degradarem, provavelmente não estaremos vivos nessa época, nenhum ser humano dura tanto. As garrafas de vidro vão conhecer outros que não nossos bisnetos, dou certeza, pois perdurarão bastante. Sobre os cigarros, leia coluna anterior (Fumantes e porcalhões, 13-03-2008).

E onde está o planejamento todo da cidade? Ou esse lixo todo foi planejado também? E mais: posso chamar ironicamente de otimização do espaço?

Pelo dicionário(1), otimizar: adequar a uma realidade; dar suporte.


1. CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário Etmológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. 2ª ed. Editora Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 1986.

Nenhum comentário: