quarta-feira, 26 de março de 2008

Rio em crise (com a dengue) - E a culpa é de quem, afinal?

O Rio de Janeiro está um caos, pelo que noticiam os meios de comunicação. Não é para menos: mais de 200 pessoas são infectadas por dia e não são boas as perspectivas. As pessoas já têm de ser atendidas nas ruas, porque os hospitais estão superlotados.
A dengue é uma doença já nossa velha conhecida. Mas de uns anos para cá, nessa época em que o calor intenso traz chuvas torrenciais em muitas regiões brasileiras, os mosquitos que levam as doenças até as pessoas se reproduzem bastante rápido, e a doença se espalha com força e implacabilidade.
Os mosquitos veiculadores (aqueles que levam a doença) se reproduzem em águas paradas e limpas. Duas considerações aqui: primeiro que veicular uma doença não significa que ele seja o responsável imediato por ela, nenhum mosquito nasce com essa doença em suas glândulas salivares, mas a adquiremao picar uma pessoa que já tem a doença (como a primeira pessoa pegou dengue é uma outra história, o fato é que a partir do momento em que uma pessoa "pegou" a doença e um mosquito a picou, outra pessoa picada pelo mesmo mosquito foi infectada, e assim o dengue se espalha); o segundo ponto é que água limpa não é necessariamente a água transparente e sem sujeira que você põe no copo e usa para beber, para fazer sua comida, lavar sua roupa, tomar banho, e (santo deus!) para lavar seu carro. Água limpa é aquela que não contém produtos químicos dissolvidos, ou seja, água com barro, água com folhas, água com insetos mortos não são consideradas pelos mosquitos como águas sujas, pois se nesses locais houverem ovos, não serão mortos pelo barro, pelas folhas, ou pelo insetos que já morreram.
É hora de o poder público fazer alguma coisa no Rio e em todo o Brasil e países vizinhos. Mas só poder público não representa nada quando o assunto é o descuido da população para com a sujeira de seus quintais, para com a desordem que nem sempre assumem. Você já olhou se o seu tanque tem vazamentos? Já tirou o lixo do terreno baldio ao lado da sua casa? Já procurou no seu quintal todos os brinquedos que têm tomado chuva e servem de criadouros, aqueles que seus filhos argam espalhados por aí? E quando tem churrasco, tudo fica bem limpinho, não sobra nenhuma tampinha escondida bem ali, num cantinho qualquer perto do muro? Não adianta dizer que você faz a sua parte, essa ladainha eu já cansei de ouvir. Agora é hora de começar a cobrar de todos que a parte que não foi feita pelo outro pode fazer com que você adoeça. Bata palmas na casa do seu vizinho, diga que foi tomar um café e converse com ele, olha só! Uma ótima oportunidade para fortalecer uma amizade e ainda ensinar tudo sobre a doença e fazer com que ele também deixe a casa sempre limpa e livre de perigo.
E para aqueles que acham muito absurdo, minha VERGONHA de ter de dizer que isso é ser HUMANO, pois não é assim, não somos seres superiores? Pois é, tem um bichinho com menos de um centímetro mostrando que está mais preparado para enfrentar o mundo.
Pra fechar essa postagem uma questão de língua portuguesa que muito me intriga: se dengue é uma palavra masculina, porque todas as pessoas a utilizam como um vocábulo feminino? Não é uma brincadeira que estou fazendo, é que se deve dizer O dengue e não A dengue. Eu não entendo....

Nenhum comentário: