segunda-feira, 17 de março de 2008

Pegada Ecológica

Você já parou para pensar em quanta terra desse planeta é necessário para comportar todo o lixo produzido pelo homem? Pois existem estudos ecológicos que indicam o quanto de chão é necessário para suprir toda a onda de devastação e consumo mundiais atuais.
O estudo é denominado "pegada ecológica". Muito sobre o assunto pode ser encontrado na internet, mas os melhores debates ainda são em inglês, sob o título footprint, que seria o equivalente à pegada ecológica.
Nesses estudos, revelou-se que para comportar todo esse nível de consumo mundial e manter essa estrutura na qual vivemos hoje, é preciso mais 3,8 planetas iguais ao nosso. Isso mesmo... precisamos morar em quase 5 planetas para podermos ter este estilo de vida. Esse resultado diz respeito à quantidade de água utilizada, as áreas utilizadas para a agricultura, níveis de produtos extraídos da natureza, desmatamentos, crescimento das cidades, número de veículos etc, etc. Vá somando tudo isso com o fato de que os recursos se renovam de forma mais lenta que a produção de qualquer objeto de consumo, e não é possível gerar muitos deles em laboratório. Petróleo, por exemplo. Quem consegue produzir petróleo em laboratório? Ele é o resultado da decomposição de animais que viveram a muitos milhares de anos, e que hoje já se extinguiram. Levaria muito tempo até se ter petróleo sintético. Mas o uso de derivados do petróleo é muito intenso e precisa grande tecnologia para sua extração e refinamento.
Guerra nas estrelas. Talvez estejamos distante de sequer conhecer outros planetas habitados, pois nesse ritmo, a Terra não vai suportar muito tempo. E mesmo que suporte, os recursos serão suficientes apenas para a sobrevivência, e não para os excessos da extravagância humana.
Abaixo um link que traz mais informações sobre o assunto. As dúvidas eu retiro aqui.

http://www.footprintnetwork.org/index.php

Nenhum comentário: