domingo, 9 de março de 2008

Empecilhos, empecilhos...

A luta em favor da liberação da pesquisa com células-tronco está entre os gêneros comédia e dramalhão. Não tenho nada contra a igreja, deixo claro!, mas acredito que cada um com suas aptidões e cada qual com suas habilidades; de outro lado também sou cientista, e acredito que tanto quanto Mayana Zats, mesmo sem ser conhecido posso a qualquer momento cair na malha fina do disse-me-disse.
É o que tem parecido. "Disse-me-disse." Pergunte às pessoas na rua quantas sabem dos benefícios das células-tronco e muitos não serão capazes de responder. Mas perguntem sobre os malefícios, que mesmo sem conhecimento nenhum todos apontarão seus motivos. O por quê disso? Certamente falta de informação e arrogância: custa dizer que não sabe o que é uma célula-tronco? Aí se encontra o caos...
Os fervorosos perseguem um caminho e levantam a questão sobre o assunto naquilo que mais compete a cada um. Dessa forma, os cientistas defendem suas pesquisas e dão seus argumentos - e veja, aqui Deus é espectador, tanto quanto eu que trabalho nesse momento com obesidade e diabetes - enquanto os religiosos insistem em contra-argumentar e elevar aos altos céus a causa essencialmente terrena (sim, estou sendo irônico).
Agora façamos um teste e nesse ponto eu adoraria que ele fosse feito pela ordem religiosa: visitem um tetraplégico e perguntem a ele, que só pode mover a cabeça e vai fazer um esforço sobre-humano para responder sua pergunta, se ele ficaria feliz por receber um transplante de células-tronco, células que como vocês mesmo frisam "vieram de um embrião que foi morto para o bem da ciência", mas que seria descartado sem que vocês nem tivessem conhecimento disso, como milhares de outros já devem ter sido antes do incremento nas pesquisas, pergunte a ele se ele ficaria feliz por poder ter suas células neuronais reconstituídas e, mesmo que lentamente, ter seus movimentos recuperados. Pergunte se ele estaria feliz em recebê-lo em sua casa e poder apertar sua mão ao dizer um bom dia! sem esforço de todos os músculos faciais, os únicos que ainda podem ser movimentados. Pergunte e eu aguardo a resposta aqui, nos comentários desse blog.
Não vou discursar aqui sobre o que seja uma célua-tronco, como é sua preparação e seu transplante, porque essas informações são encontradas em sites confiáveis da internet. Se for necessário em outra postagem eu faço isso, com detalhes, casos, dados comprovados, técnicas e o futuro para essas pesquisas. Por ora fica só meu desabafo. E dou o direito a qualquer um que tenha idéia contrária em me arguir, será bem interessante saber outros pontos de vista.
Pra terminar, só um comentário sobre a vida, bem simples, bem real. Não sei quando se inicia a "almalização" humana, como vou chamar, esse processo do ser humano de se conhecer a si, identificar com o mundo, criar personalidade... mas vida, essa é mais antiga que tudo que esteja sendo dito, e descende de milhões de anos. Então senhores, deixem de utilizar remédios contra suas infecções para não ferir a vida dos micróbios que invadem seus corpos. Nada de inseticidas, pois ele atacam a vida. Nada de se alimentar com vegetais e animais, podem a destruição da vida também estará acontecendo... Pensem bem nas insinuações, pois as contestações podem doer na "alma".

Nenhum comentário: